MEIO AMBIENTE

Litoral Norte discute solução para a destinação do lixo

Divulgação/PMU

Na quinta-feira, 6, os representantes das cidades do Litoral Norte estiveram reunidos em Caraguatatuba para discutir uma solução integrada para a questão da produção dos resíduos sólidos e o seu destino final nos municípios. Como resultado, foi elaborado um convite oficial do Circuito Litoral Norte e Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH –LN) para  mais um encontro, desta vez com o secretário de estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, que já confirmou a presença em Ubatuba em data que a ser definida logo após o Carnaval.

Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA3 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

A proposta para os resíduos sólidos depende de parceria com o governo do estado para a instalação de usinas que transformem lixo em energia elétrica nos municípios. Com isso, além de produzir energia limpa, que pode ser destinada para abastecer escolas, postos de saúde e outros prédios públicos, a instalação proporcionará economia aos cofres municipais, devido os altos custos do transbordo e, até mesmo, a dificuldade do traslado dos caminhões na alta temporada de verão e que ocasionam o atraso na coleta de lixo.

A discussão já está em andamento com o estado, por meio da prefeitura de Ubatuba. “Já venho tratando a questão dos resíduos sólidos diretamente com o secretário de estado Marcos Penido, que já sinalizou positivamente e se comprometeu com uma solução definitiva para o problema. Hoje foi uma demonstração de força e união, quando conseguimos reunir todos os municípios que possuem o problema em comum. Precisamos de soluções definitivas, pois não podemos continuar apenas transferindo o problema para outro município, como é o caso do transbordo”, finalizou o prefeito Décio Sato.

Também estiveram no encontro os prefeitos de Caraguatatuba, Aguilar Júnior; de Ilhabela, Maria das Graças; e representando, o prefeito de São Sebastião, o secretário de Governo Luiz Carlos de Carvalho.