FINANÇAS PESSOAIS

Planilha de gastos: como construí-la e suas vantagens

Shutterstock

Ter um bom controle financeiro é uma tarefa de extrema importância e, mesmo que às vezes pareça algo muito distante da realidade, poupar dinheiro é simples quando você entende sobre seus gastos mensais.

Independente de qual seja seu objetivo financeiro, o primeiro passo é iniciar uma planilha de gastos e perceber para onde está indo seu capital. Você sabe quais as vantagens e como construir essa ferramenta? Confira agora mesmo!

O que é a planilha de gastos?

Um dos métodos mais conhecidos para controlar os orçamentos pessoais, familiares e até mesmo empresariais é a planilha de gastos. Ela nada mais é do que uma forma simples e eficaz de reunir todos os seus gastos e somá-los por períodos.

Nas planilhas os gastos são separados em categorias e ela é atualizada conforme as transações, deixando mais visível para onde está indo seu dinheiro. Utilizar esse método é fundamental para o controle financeiro e dá diversos benefícios para as pessoas.

Ajuda a reduzir gastos e guardar dinheiro

Esse é um dos grandes benefícios de organizar a vida financeira, afinal, como é possível reduzir gastos se você nem sabe para onde vai o seu dinheiro?

Ao manter o controle é possível identificar com o que está sendo gasto em cada mês e o que pode ser diminuído ou cortado das despesas. Com essa análise e cortes é possível guardar mais dinheiro e ou realoca-los para objetivos e planos futuros.

Ajuda a manter a conta bancária no azul

Imagina que maravilhoso não precisar se preocupar com a situação financeira do próximo mês e saber onde se poderá gastar?

Com o controle e uma boa planilha isso é possível, afinal, todos os seus gastos serão listados e é possível identificar qual será a quantia comprometida no mês seguinte, tornando mais fácil o planejamento com outros gastos.

Auxilia nos planos e metas

Para que muitos objetivos sejam alcançados é preciso guardar dinheiro para eles, certo? Seja a mudança de casa, aquela viagem desejada, um curso ou qualquer outra meta.

Para que eles aconteçam é preciso ter planejamento financeiro, controle dos custos e projeção do seu dinheiro, tornando mais fácil poupar, fazer investimentos e entender o que pode ser modificado para alcançar seus planos.

Como fazer uma planilha de gastos?

Agora que você sabe mais sobre a importância da planilha de gastos, que tal construir a sua?

Utilize uma ferramenta

O primeiro passo para a construção de uma planilha de gastos é saber onde ela será feita. Existem diversos softwares e programas mais completos, mas se sua intenção é fazer algo prático e de gastos pessoais ou familiares, o bom e velho Excel ou até mesmo o Google Drive são ótimos aliados do planejamento.

Insira os meses e levante os tipos de despesas

Para começar sua planilha insira os meses do ano nas colunas, deixando a primeira em branco, afinal, essa será utilizada para colocar os gastos.

Na primeira coluna, liste em todas as linhas as suas despesas mensais. Coloque todos eles, sejam os gastos fixos, como contas de água, luz, internet, aluguel e os variáveis como cartões de créditos, mercado, gastos com roupas, comidas fora de casa, lazer e beleza, por exemplo.

Nada pode ficar de fora, pois somente anotando todos os seus gastos é possível analisá-los e entender o que pode ser diminuído e o que é essencial todo o mês.

Preencha sua planilha

Após levantar os seus gastos, é hora de preencher sua planilha com as despesas de cada mês. É claro que vai ser difícil anotar tudo de tempos passados, portanto, foque no mês atual e, a partir daí, tenha disciplina no seu controle para que o planejamento seja feito com os gastos verdadeiros.

É importante atualizar sempre a planilha para que não existam problemas de se esquecer para onde foi o dinheiro.

Some e compare

Com os gastos preenchidos, é hora de somar os meses e entender o que está sendo gasto em cada um deles. Analise o que pesou mais em cada momento e perceba se você está gastando mais do que deveria ou se está sobrando algum dinheiro ao fim de cada período.

Mais do que comparar, utilize seus últimos meses para planejar os próximos e traçar metas financeiras.

Entender seus gastos mensais é o primeiro passo para conseguir guardar dinheiro e alcançar alguns objetivos. Acompanhar a saída de dinheiro através de uma planilha é uma forma prática e eficaz de manter o seu controle financeiro em dia e se preocupar menos com dívidas e falta de dinheiro.

Como você controla o seu patrimônio e se planeja para o futuro? Aproveite que agora você sabe mais sobre os benefícios da planilha, anote seus gastos e construa já a sua!