Atividade física

Onde praticar atividade física gratuitamente em Criciúma?

Reprodução/Internet

Já é mais que sabido que, para manter a saúde, é preciso adotar um estilo de vida saudável, que combine uma dieta equilibrada — rica em alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes e grãos integrais; e pobre em sal, açúcar e gorduras — com a prática de atividade física regular.

Tem muita gente que acha que para se exercitar é preciso, obrigatoriamente, ir para uma academia. Daí, acabam se descuidando porque pensam que isso vai demandar tempo e gastos que não cabem no orçamento familiar.

A boa notícia é que é possível, sim, praticar atividade física sem precisar colocar a mão no bolso. Além de canais em redes sociais, como o YouTube, que contam com programas de treinamentos, e aplicativos que incentivam os exercícios em casa, a cidade de Criciúma (SC) tem diversas opções para colocar o corpo para se mexer sem gastar. 

Crianças e adolescentes

O Serviço Social do Comércio (SESC) de Criciúma conta com programação voltada à turminha de três a seis anos para promover o desenvolvimento integral da criança. As aulas de ginástica infantil têm duração de 45 a 50 minutos e trabalham capacidades físicas como equilíbrio, propriocepção, motricidade fina, entre outras.

Entre 11 e 15 anos, são promovidas atividades e dinâmicas divertidas, em turma, que incentivam não só os movimentos do corpo, mas também a socialização e a autoestima. O programa se chama Movimento Teen e oferece, ainda, duas avaliações físicas por ano.

Os adolescentes acima de 14 anos, por sua vez, podem participar das aulas de ginástica mix da instituição, que combinam várias modalidades e têm duração média de 50 minutos.

Adultos

Se o objetivo é queimar calorias, então prepare-se para a aula de Bike Indoor do SESC Criciúma. Destinado a pessoas acima de 14 anos, o programa favorece a queima calórica, o fortalecimento muscular e a melhora do fôlego. Cada aula dura, em média, 50 minutos. Por conta da procura, é indicado fazer inscrição prévia no site.

A ginástica funcional é aquela na qual usamos o peso do próprio corpo e os movimentos do dia a dia para poder treinar capacidades cardiorrespiratória, equilíbrio, força, propriocepção, fôlego e flexibilidade. Na instituição, há aulas de 50 minutos para serem praticadas, a partir dos 14 anos.

No Parque das Nações Cincinato Naspolini há quadras poliesportivas, pistas de caminhada e ciclismo, espaço para jogar bocha e academias ao ar livre para quem quer se mexer e se exercitar.

Idosos

Também no SESC Criciúma é possível encontrar o programa Ginástica Máster, destinado ao público acima de 60 anos. As aulas seguem o ritmo de cada aluno e trabalha capacidades físicas importantes para manter a independência na rotina diária, como a coordenação motora, o equilíbrio e a capacidade cardiorrespiratória. As aulas têm duração de 50 minutos.

A Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (AFASC) promove o Programa de Ritmo e Saúde que leva atividade física e orientação nutricional, mensalmente, aos bairros da cidade. As aulas acontecem duas vezes por semana e são indicadas para pessoas acima de 16 anos. As sessões ocorrem em centros comunitários, igrejas, escolas, ginásios, unidades de saúde, etc. Para se inscrever, basta ligar para (48) 3445-8950, em dias úteis, das 8h às 12h e das 13h às 17 horas.

Algumas orientações

Antes de se exercitar, procure a orientação médica para saber se há qualquer tipo de limitação ou restrição para a prática de determinada atividade. Também é fundamental o uso de roupas e calçados apropriados e confortáveis, fazer uma refeição leve antes do exercício e caprichar na hidratação antes, durante e depois da prática.