ECONOMIA

IVVB11: descubra como investir nesse ETF de ações estrangeiras

Reprodução/Internet

A pandemia causada pelo novo coronavírus chegou de surpresa e deixou a vida de todo mundo de cabeça para baixo, alterando a rotina e também trazendo preocupações financeiras. Aqui no Brasil, a crise econômica piorou e cada vez mais as pessoas estão procurando novas fontes de renda para tentar garantir um futuro mais estável e tranquilo, quando a crise acabar.

Em situações como essa, que instauram um certo desespero na sociedade, é comum que haja uma maior procura sobre investimentos financeiros. Assim, para te ajudar a investir nesse período complicado, iremos tirar todas as suas dúvidas sobre o fundo de índice IVVB11, quais as suas vantagens, como ele funciona e também como aplicar nessa modalidade.

Na Bolsa de Valores existem inúmeros ativos, mas há uma aplicação específica que se chama ETF (Exchange Traded Fund) ou fundo de índice. Esse fundo ou ETF, é negociado na Bolsa como se fosse uma ação, acompanhando um índice. 

Normalmente, a aplicação nesse ativo é mais indicada para aqueles investidores de perfil moderado ou arrojado, entretanto, também pode ser vantajosa para iniciantes, por conta da sua exposição indireta.  

O que é IVVB11?

O IVVB11 é um ETF que se destaca dos outros pelo índice que acompanha. Ele segue o padrão de um índice internacional, chamado S&P500, que congrega as 500 maiores empresas de capital aberto dos Estados Unidos. 

Dessa forma, o IVVB11 é um fundo de índice que permite o investimento em ações dos Estados Unidos com impacto na variação do dólar. A grande vantagem desse ETF é que não se torna necessária a abertura de conta bancária no exterior para aplicar nele.

IVVB11: como funciona? 

Como dito anteriormente, o fundo IVVB11 está diretamente ligado ao S&P500, configurando entre um dos melhores e maiores índices de ação do mundo. 

Isso significa que o IVVB11 é constituído do valor de mercado das 500 empresas mais importantes da Bolsa dos Estados Unidos, tais como: Facebook, Apple, Amazon, Google e Microsoft. 

Como começar a investir 

Investir no IVVB11 é possível daqui do Brasil e sem abrir uma conta bancária no exterior. O índice já é negociado na Bolsa de Valores brasileira (B3) e pode ser adquirido por qualquer corretora autorizada. 

Sua administração é feita pelo Citibank, enquanto o gerenciamento está nas mãos da BlackRock Brasil - filial da gigante BlackRock, maior gestora de ativos no mundo. Para investir nesse ativo é necessário arcar com uma taxa de administração de 0,24% e com o lote mínimo de 10 cotas. 

Vantagens de investir em IVVB11

Como todo investimento, existem prós e contras que precisam ser esclarecidos para que o investidor faça a sua escolha de acordo com o seu perfil. Por ser uma operação que ocorre em dólar, seu investimento corre sob proteção cambial. Isso significa que, quanto mais o dólar aumentar, mais valorizado se torna o índice. 

Além disso, uma outra vantagem diz respeito à exposição do índice a uma economia mais desenvolvida. Por apresentarem uma economia mais estável que a brasileira, os Estados Unidos são o mercado ideal para investir em ativos com menor volatilidade. 

Por último, uma das maiores vantagens de investir em IVVB11 é a possibilidade de diversificação da carteira, se afastando um pouco do mercado brasileiro. 

Desvantagens de investir em IVVB11

Apesar das inúmeras vantagens, não é possível deixar de lado os contras desse tipo de investimento. A primeira desvantagem atinge mais investidores experientes, que não encontrariam tantos benefícios e bons resultados com investimento em um fundo. 

Além disso, nos fundos de índice, existe uma alíquota de 15% sobre os lucros obtidos a ser paga para o Imposto de Renda. Isso significa que não ocorre benefício tributário, tal qual no investimento em ações. 

Outro ponto que conta contra o IVVB11 é o fato de que fundos de índice não distribuem dividendos, ou seja, os dividendos são reinvestidos no próprio fundo. Essa pode ser a gota d'água para quem busca lucros altos e rápidos com o IVVB11 e quer investimentos com retornos instantâneos.

Assim, é necessário que cada investidor avalie as vantagens e desvantagens de acordo com o seu perfil e, claro, de acordo com o seu objetivo. Certamente o fundo IVVB11 é ideal para alguns da mesma forma que não tem nada a ver com o estilo de investimento de outros.